"ROGO-VOS, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus." Romanos 12:1-2
Entendo este texto como uma chamada para a santidade. Muitas pessoas tem uma ideia equivocada quanto a santidade; pesam que ser santo é se tornar um ser místico ou iluminado que é inacessível as pessoas e alienado deste a religiosidade. Não é isso que o texto ensina, pelo contrário.
Apresentarmos nossos corpos como sacrifício vivo, quer dizer que todos os dias devemos morrer para nós mesmos: para nossas paixões, vontades e etc, para que possamos então nos tornar algo agradável a Deus. Sei que essa talvez seja a mais dura e difícil tarefa a ser feita por um cristão, pois pelas experiências adquiridas e mais ainda, pelo que a bíblia nos diz, lutar contra si mesmo nunca foi fácil a nenhum ser humano comum que viveu ou vive nesta terra (excluo aqui nosso Mestre). Nosso corpo como a palavra de Deus nos ensina, é templo do Espírito Santo de Deus, por isso, não apenas em nossa mente mas com todos os nossos membros devemos honrar a Cristo, pois este sim é o nosso culto racional.
Quanto a ordem de não nos conformarmos com este mundo, entendo que exprime não apenas um sentido de revolta, mas sim de não conformidade (fora do padrão). O mundo a todo tempo nos tenta a sermos seduzido por suas artimanhas, pelo seu padrão (moda) seja na forma de nos expressarmos, no linguajar, no vestir, no gostar e no portar. Mas o que a bíblia nos ensina? Será que sabemos como é ser um homem ou uma mulher de Deus? Só poderemos saber se estudarmos a palavra do Senhor. Dizemos que somos homens, mas será que sabemos como um homem deve tratar uma mulher, se portar diante de situações adversas ou até mesmo não ser instrumento para desonra de seu próprio corpo?
Existe um "modelo" mundano que vem se impregnando na juventude os escravizando e os tornando cada vez mais propensos ao pecado. Músicas, programas, sites e toda horda maldita é oferecida facilmente e se faz popular e comum. Hoje, rebolar ao som de um celular no meio da rua é super comum tanto quanto usar drogas e bebidas para sua auto-destruição. Mas espere, aonde estão os que tem o poder de Deus para resgatarem os caídos? Talvez comendo sanduiches e se fartando de seu egoísmo espiritual na lanchonetes gospel da vida. Uma geração que se preocupa mais em tocar musica bonita do que ter um relacionamento direto com o Pai, querem dançar melhor do que o outro grupo para serem: " as melhores" mais do que querem elevar adoração a Deus, Fazem eventos; um mais caros do que o outro para se gabar a outras igrejas. Se dizem crentes, mas estão cheios de si mesmo.
Fico pensando: será que sou radical de mais? Bem, acho que não pois quando se trata de vida cristã não existe variações no ensino bíblico. Só existe um Exemplo a ser seguido e copiado: Jesus Cristo, o Filho de Deus! Até quando vamos ignorar seus mandamentos e fingir ser crente? Ah, e estamos felizes por estarmos aconchegados em nossos bancos, satisfeitos pois temos a palavra de Deus sem perseguições, temos uma rede de amigos crentes e isto basta. RIDÍCULO!
Não fomos chamados para o conforto, fomos chamados para lutar! Como podem se fazer de indiferente quanto a perversão do mundo? Pessoas estão por aí, querendo olhar para o rosto de alguém e saber que este é filho de Deus, este eu posso confiar, a este eu posso confiar e pedir-lhe um conselho. Onde estão?
Precisamos lutar! Cumprir a ordem que nos foi dada de não nos parecermos com este mundo, deixar de falar como o mundo, andar com e como o mundo, deixar de vestir como o mundo e então nos convertermos a Cristo, continuar suas obras e sermos em fim luz para este mundo. Quero que saibam que eu quero ser o primeiro a ser transformado, regenerado, quero todos os dias negar a mim mesmo, para que eu possa também a cada dia desfrutar do melhor de Deus.
Quer vir comigo?
Em Cristo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Antes de comentar, considere seu compromisso com a verdade e sua responsabilidade autoral.