Páginas

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Amei a Jacó e odiei a Esaú

Como Deus pode amar a um e odiar a outro? Se Deus é amor, é bondoso e eterno em misericórdia como poderia escolher a quem amar ou aquém odiar? A resposta é simples: Deus é soberano! Deus é Deus, e não deve explicações a ninguém. É Ele quem nos fez e é ele quem nos mantém. Como diz na palavra:
"Ainda antes que houvesse dia, eu sou; e ninguém há que possa fazer escapar das minhas mãos; agindo eu, quem o impedirá?" (Isaías 43 : 13)
"Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim, diz o Senhor, que é, e que era, e que há de vir, o Todo-Poderoso." (Apocalipse 1 : 8)
"Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém." (Romanos 11 : 36)

Conhecendo e reconhecendo a soberania de Deus, me deparei com uma passagem que me intrigou; esta no livro de Romanos 9:10-33 que diz assim: "...Como está escrito: Amei a Jacó, e odiei a Esaú". Fiquei surpreendido com tal declaração que explicitamente demonstra o amor e carinho de Deus a Jacó, e sua ira e ódio por Esaú. Lendo a história destes dois irmãos, notei que Jacó deste o nascimento era aproveitador, e que em sua mocidade fez barganha com seu irmão para obter a primogenitura de forma maliciosa. Pesei: Como Deus pode amar uma pessoa assim? Mas também vi a Esaú que nunca deu valor ao que Deus tinha lhe dado e não dava crédito a coisas que julgava por mínimas como sua primogenitura, que a vendeu por um simples guisado de lentilhas.

Agora vejamos o que a Palavra de Deus em Romanos 9, nos diz a respeito da Eleição.

"Porque, não tendo eles ainda nascido, nem tendo feito bem ou mal (para que o propósito de Deus, segundo a eleição, ficasse firme, não por causa das obras, mas por aquele que chama),Foi-lhe dito a ela: O maior servirá o menor. Como está escrito: Amei a Jacó, e odiei a Esaú. Que diremos pois? que há injustiça da parte de Deus? De maneira nenhuma. Pois diz a Moisés: Compadecer-me-ei de quem me compadecer, e terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia. Assim, pois, isto não depende do que quer, nem do que corre, mas de Deus, que se compadece.Porque diz a Escritura a Faraó: Para isto mesmo te levantei; para em ti mostrar o meu poder, e para que o meu nome seja anunciado em toda a terra. Logo, pois, compadece-se de quem quer, e endurece a quem quer."

Este texto deixa bem claro que a salvação é uma obra divina e exclusiva de Deus. De maneira nenhuma poderia ser alcançada através de boas ações ou por outra coisa. Deus nos elege dentro do ventre de nossas mães, nos chamando para um caminho de santidade. "Sobre ti fui lançado desde a madre; tu és o meu Deus desde o ventre de minha mãe." (Salmos 22 : 10)
"Por ti tenho sido sustentado desde o ventre; tu és aquele que me tiraste das entranhas de minha mãe; o meu louvor será para ti constantemente." (Salmos 71 : 6)
"Pois possuíste os meus rins; cobriste-me no ventre de minha mãe." (Salmos 139 : 13)

A eleição dos justos acontecem pela soberania de Deus. Ele nos elegeu para a salvação e nos selou com seu Espírito quando aceitamos ao seu filho Jesus Cristo, e então recebemos uma nova vida. Nosso caráter foi modificado através do milagre da justificação de Cristo.
"Nele, digo, em quem também fomos feitos herança, havendo sido predestinados, conforme o propósito daquele que faz todas as coisas, segundo o conselho da sua vontade;" (Efésios 1 : 11)

Por esse motivo; nós eleitos, devemos viver sempre em novidade de vida, para que o Cordeiro receba a recompensa do seu sacrifício e levemos os caídos a presença do Deus salvador; para que possamos dizer verdadeiramente que não vivemos para nós mesmos, mas sim para Aquele que nos escolheu.
"Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vo-lo conceda." (João 15 : 16)

Portanto, se Deus escolhe alguém para salvação e deixa outro a sua própria destruição ainda sim Ele é justo, amoroso e fiel, pois todos pecara e estão destituídos da glória de Deus (Romanos 3:23). Se o alguém perecer no inferno, nunca poderá colocar a culpa em Deus pois, foi por causa de seus pecados que lhe sobreveio tal tormenta; porém, se alguém é salvo, o é imerecidamente visto que foi por causa da maravilhosa Graça de Deus, que vem para remir aqueles quantos receberam a Cristo.

Quanto aos que questionam a Deus sobre sua vontade; vejam o texto em Romanos 9:

"Dir-me-ás então: Por que se queixa ele ainda? Porquanto, quem tem resistido à sua vontade? Mas, ó homem, quem és tu, que a Deus replicas? Porventura a coisa formada dirá ao que a formou: Por que me fizeste assim? Ou não tem o oleiro poder sobre o barro, para da mesma massa fazer um vaso para honra e outro para desonra? E que direis se Deus, querendo mostrar a sua ira, e dar a conhecer o seu poder, suportou com muita paciência os vasos da ira, preparados para a perdição; Para que também desse a conhecer as riquezas da sua glória nos vasos de misericórdia, que para glória já dantes preparou,Os quais somos nós, a quem também chamou, não só dentre os judeus, mas também dentre os gentios?"

Que o Senhor possa nos agraciar com sua presença sempre!

Em Cristo!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Antes de comentar, considere seu compromisso com a verdade e sua responsabilidade autoral.