No último fim de semana, foi comemorado o aniversário de 20 anos da IBN do Nacional, igreja que congrego. Foram dois dias de culto cheios de apresentações e muita gente compareceu para prestigiar o evento.Quero registrar aqui meus parabéns aos irmãos que trabalharam no teatro. Realmente foi algo que valeu a pena ver e apreciar. Muito trabalho, empenho e esforço para fazerem o melhor; que Deus os abençoe!
Mas algo que me entristece é saber que a igreja completa 20 anos de existência e ainda sim depois de tanto tempo, faltam pontos fundamentais para uma congregação ser chamada de igreja de Cristo. Para se ter uma ideia, sinceramente não me recordo a última vez que houve um evento missionário REALIZADO PELA IBN. Ora, se somos embaixadores de Cristo na terra, o nosso foco tem que ser o mesmo D'Ele! Isso é o básico! Mas infelizmente não é isso que acontece. Perdemos muito tempo ficando dentro do templo enquanto jovens estão usando drogas na nossa esquina e se não usam dentro do lote em frente que pertence a igreja!
Faz-se uma festa para celebrar o que? Homenagear a quem? Nenhum ser humano é digno de "louvores" na casa do Senhor, seja ele pastor, diácono, levita e etc...se a intenção é agradar a fulano, siclano ou até membros, transformamos então a igreja num clube onde as pessoas vão para se encontrar, ter um momento agradável e incharem seu ego e outras coisas que acontecem por lá.
20 anos de existência, e uma das poucas coisas que posso reconhecer como fruto, é o fato de pastores serem formados pela nossa igreja. Mas o que é curioso é saber que 90% dos pastores que se formaram ou surgiram de lá, não mais estão, e são poucos os que retornam ou mantém um relacionamento com a IBN. Isso não é estranho? Vá perguntar a um deles o motivo e se eles tiverem coragem, te dirão a verdade!
O que adianta celebrar aniversários sendo que não celebramos comunhão! Não celebramos harmonia entre os membros! Liderança que não cuida dos departamentos, simplesmente os deixam de lado, não querem saber o que está acontecendo e se falam em sair da igreja, nem mesmo fazem uma reunião para entender o que a pessoa está passando! Como posso me alegrar num lugar assim? Toda conversa que tenho com meus amigos e irmãos convergem para o mesmo ponto: a insatisfação! Isso é trágico! Transformaram ousadia em rebeldia! "Se você não está satisfeito com a liderança, a porta da rua é serventia da casa" (frase proferida em durante um culto por um "líder") Olha quanta ignorância!
Fazemos a maior festa quando alguém de outra igreja vem e se torna membro na IBN, quando na verdade deveríamos ficar contentes quando conseguimos levar um pecador aos pés de Jesus, porque isso pra mim é pescar no aquário dos outros! Tudo bem, se alguém quer congregar aqui amém! Não sou contra, mas fazer o maior estardalhaço, pular, gritar por isso...convenhamos.
E quando é feito o apelo? "Tem alguém que quer aceitar Jesus?" Uai? Como assim? rsrs. Você não está oferecendo um giz mata barata ou um bilhetinho de mega cena, você está dando a oportunidade de alguém receber o maior e melhor presente do universo que é Jesus Cristo! Por isso, os apelos devem ser mais bem elaborados e feito com muito zelo porque todo louvor a pregação e tudo que foi feito no culto é com intenção de adorar a Deus e depois de alcançar os caídos. É pra isso que serve as igrejas!
Sinceramente, não sei se devo me alegrar pelo fato de que apesar disso tudo, ainda existem pessoas lá que servem a Deus mesmo em meio a tanta desordem; são pessoas que tem a "graça da garça; a arte de viver na lama sem sujas as vestes"; ou se fico triste de ver o que se tornou a IBN! Até o barbeiro que eu fui cortar cabelo sabe dos problemas enfrentados por lá! É duro!
Bem, só quero dizer que podemos mudar esta realidade em Cristo! Trazendo de volta o evangelho puro e simples, baseando nossas ações na palavra de Deus, só nela! Digo isso, porque sei que muitos irmãos meus de lá acompanham o blog Origem Cristã, e quero fazer dele uma trombeta, uma voz que não se cala ante ao erro. Me perdoem se fui indelicado mas meu coração se aperta ao ver tanta negligência.
Em Cristo,
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Antes de comentar, considere seu compromisso com a verdade e sua responsabilidade autoral.