Páginas

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

A caminho de Emaús

Lendo a história dos dicípulos de Jesus que estavam a caminho de Emaús (Mc 16:12,13) percebo que ainda nos dias de hoje existem muitos Cleópas em nosso meio.

Depois da morte de Jesus no calvário, as coisas em Jerusalém especialmente para os dicípulos de Jesus no geral não andavam bem, pois o seu Mestre que tanto os inspirava em força, e coragem acabara de ser morto pelas "mãos de Roma e de seu próprio povo". E logo quando isso ocorreu, houve no entanto, um certo desapontamento por parte de alguns dos que O seguiam pois, ainda que estivessem com Cristo outrora, e andassem com Ele, não conseguiam crer em seus corações que Ele ressuscitaria e voltaria para lhes comissionar.

Este foi o caso de Cléopas e seu amigo. Abatidos pela desilusão do Messias agora morto, apartava-se deles a esperança da redenção de Israel. O interessante é que Jesus mesmo cheio de responsabilidades e todas aquelas coisas a se fazer pelos 12, se pôs a estrada de Emaús para ouvir seus lamentos e a explica-los de sua missão e de sua ressureição. Mas o que chama a atenção é que Jesus quis ouvi-los como se fosse um deles para saber o que de fato pensavam pois se chegasse como o Messias ressureto talvez não teria uma resposta sincera.

E desabafando-se com Ele, os dois lamentavam o a morte na cruz e se perguntavam: "o que faremos nós agora?". Quantas vezes vemos os nossos sonhos tão longe ou talvez estamos diante de uma catástrofe e logo dizemos: "o que faremos agora, onde está Jesus?". Como nos diz a bíblia, Ele se propôs a ensinar-lhes mais uma vez e dizer a respeito de todas as promessas referentes aquele momento. Pergunto: "Será que já se esqueceu de quem é seu Deus?"

E Jesus compartilhando-lhes o pão como forma de humildade, amor e comunhão com eles, lhes abriu os olhos e então puderam ver a Cristo ressureto e junto a Ele renovaram sua fé e esperança. Ele então lhes deu uma nova perspectiva de como devemos crer e saber quem é o nosso Jesus Cristo.

Com isso entendo que só é possível nos mantermos firmes na fé salvadora se realmente crermos que Ele é fiel, e se compartilharmos nossas vidas em amor com nossos irmãos nos humilhando, trazemos a Sua presença até nós.

Depois daquele ato, Jesus desaparece e sabe no que houve? Não creio que Ele teria ido para o céu naquele instante ou voltado rapidamente para os 12. Creio com todo o meu coração que Jesus deixou de ser Alguém "lá" e se tornou Alguém "aqui", quando eles não mais o virão, Jesus entrou em seus corações e passou a habitar neles.

Reflita, ó templo do Espírito Santo!

Em Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Antes de comentar, considere seu compromisso com a verdade e sua responsabilidade autoral.