Páginas

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

O que vejo no acordo entre Israel e Hammas




A libertação do soldado israelense Gilad Shalit feita pelo Hammas em troca da libertação dos palestinos presos por Israel trouxe um ânimo novo, e um pouco mais de esperança entre a mútua compreensão dos povos. Ainda que para alguns céticos isso não seja um grande avanço e que significa que a paz está por vir; pessoalmente creio que são gestos simples de humanidade como este que, conquistam o respeito e porque não a admiração de seus adversários.


Não preciso falar que são povos irmãos, que precisam se encontrar como membros de um família. Não digo família referindo-me a uma religião, mas a família em que todos nós estamos inseridos: a família humana, criada por Deus para revelar ao mundo a glória Divina. Como está nas Escrituras, a criação aguarda ansiosamente a manifestação dos Filhos de Deus, que tragam a paz, o amor, a beleza de ser comunidade, a esperança ao aflito e o amparo a quem precisa, não a quem mereça.



Sei que foi um grande esforço que os dois lados fizeram, mas que surtiu efeito benéfico para ambos, trazendo um pouco mais de dignidade e respeito a seus povos. Agora, os palestinos poderão novamente, passar por parte do território de Israel para realizar negociações de comércio, o que também traz recursos aos israelenses que agora, terão a possibilidade de expandir seu comércio. Quem sabe como numa propaganda que a pouco deixou de ser veiculada mas ainda permeia minha mente; onde um garotinho judeu brica de bola com outro garotinho muçulmano; duas crianças inocentes e desprovidas de rancor e orgulho, mas com um entusiasmo de ser criança e de encontrar no outro a sua felicidade.



Assim como Deus nos quer para ele como sua família, como revelou Jesus Crist; devemos realizar este querer divino que tanto nos faz bem, pois Ele é quem nos faz um, Seu Amor rompe as muralhas da diferença e transborda de alegria nossos corações.


Celebre, ó mundo! Um sinal de humanidade e amor foi dado! Que sirva de incentivo para os próximos atos, que sirva de balizamento para decisões políticas, que sirva de exemplo também a outros povos intolerantes para que eles também vislumbrem o brilho do Sol da Justiça que nasce a cada manhã.



Em Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Antes de comentar, considere seu compromisso com a verdade e sua responsabilidade autoral.