É com essa passagem que inicio este ensaio; com o coração ardentemente pulsante após receber mais de Deus através da ministração do Pr. Ariovaldo Ramos em um vídeo seu postado no youtube. Gostaria de expressar em algumas palavras o que absorvi.
Essa ordem de Jesus a seus talmidim (dicípulos) foi bem direta e objetiva. Devemos pregar esse Amor que se manifestou na cruz a todas as pessoas de todos os países e culturas. Como bem disse o Ari: "uma coisa é converter a pessoa e outra e converter uma nação". Isso se dá pois é mais fácil, o caminho é mais curto para se converter alguém do que todos. Um país, uma nação, entre outras coisas, é resultado de um conglomerado de cultura.
Lembram-se de quando o evangelho chegou ao Brasil? Como eram os nossos cultos a Deus, cheios de formalismos e vestes que não condiziam com a nossa realidade? Pois para se adorar a Deus é preciso vestir isso, usar aquilo, falar igual a fulano; diziam nossos pais. Não rejeitando , muito menos depreciando os amados irmãos que com muito sofrimento e amor nos trouxeram o evangelho do velho continente. Mas o que quero dizer é que mais do que nos converter, precisamos trabalhar no sentido da conversão da nossa cultura brasileira. Nossa musica, teatro, artes plásticas em fim, o que precisamos é restaurar esta manifestação de Deus em nossa nação. Não importamos adoração, mas genuinamente servir ao Senhor.
Deus sempre esteve em nossa cultura, muito embora sabemos que o adversário muito influenciou em algumas coisas, mas se nos levantarmos na direção de Cristo e levarmos a Ele nossa arte, creio que seremos redimidos. Alguém dizia que nossa cultura não é de Deus mas sim do diabo. Isso não é verdade, pois sabemos e partimos do ponto de que o diabo nada cria, ele só rouba o que existe e faz com que nós não o percebamos.
Creio que nosso melhor louvor e adoração brasileira está em nossas raízes como nação! Adoremos ao Senhor com aquilo que Ele mesmo nos inspirou a ser.
"E contudo, não se deixou a si mesmo sem testemunho, beneficiando-vos lá do céu, dando-vos chuvas e tempos frutíferos, enchendo de mantimento e de alegria os vossos corações." Atos 14:17
Paulo disse isto a pessoas que nunca adoraram ao Deus de Israel, disse a pessoas que estavam vivendo em uma cultura que não percebiam a Deus. Mas Paulo em suas palavras os revelou que Deus sempre esteve perto deles os inspirando e inclusive enchendo de alegrias os corações. Que nós também consigamos perceber Deus em nosso meio e render-lhe graças. Descubra a inspiração que há em Deus e continue a trabalhar para a conversão de nossa pátria amada Brasil!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Antes de comentar, considere seu compromisso com a verdade e sua responsabilidade autoral.