É um equívoco dizer que o amor de Deus é incondicional, para que seja assim o amor de Deus deveria cumprir duas condições que, a meu ver, estão implícitas no termo incondicionalidade: a não necessidade de pré-requisito e a não expectativa de reciprocidade. Vejamos:
A- "Nós o amamos a ele porque ele nos amou
primeiro." I Jo 4.19 (RC)
Deus não ama incondicionalmente: Deus ama para ser amado.
Deus espera que seu amor por nós desperte amor por Ele. Se Deus amasse
incondicionalmente a salvação teria de ser universal.
Incondicionalidade significa não exigir nenhum pré-requisito
e não esperar nenhum tipo de resposta. Não é o caso: Deus espera ser amado.
Logo, antes de ser incondicional, o amor de Deus atua para criar em nós
condições de amá-lo. Não é incondicional porque dos dois fatores que demarcam a
incondicionalidade: a ausência de pré-requisito e o não aguardo de resposta - o
amor de Deus contempla apenas o primeiro. O amor de Deus não exige
pré-requisito: "Mas Deus mostrou-nos até que ponto nos ama, pois, quando
ainda éramos pecadores, Cristo morreu por nós." (Rm 5.8 - SBP) O amor de
Deus, entretanto, exige uma resposta: "Porque Deus amou ao mundo de tal
maneira que deu o seu filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça,
mas tenha a vida eterna." (Jo 3.16 – RA) – Deus ama ao mundo, mas só salva
àquele que responde ao seu amor.
B- "O amor de Cristo absorve-nos completamente, pois
sabemos que se ele morreu por todos, então todos morreram. E ele morreu por
todos, para que os que vivem já não vivam para si mesmos, mas para aquele que
por eles morreu e ressuscitou." 2Co 2.14,15 (SBP)
O amor sacrificial de Cristo é suficiente para salvar a
todos, mas, é eficaz aos que, conscientes desse amor, não vivam mais para si
mesmos, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou. O amor de Cristo
espera gerar conversão, para que haja salvação.
C- "Nós sabemos que tudo contribui para o bem daqueles
que amam a Deus, dos que são chamados segundo o seu plano." Rm 8.28 (SBP)
Deus é soberano, mas se responsabiliza pela história
daqueles que o amam; o caminho dos ímpios, porém, perecerá (Sl 1.6). Deus
garante que interferirá na história para que esta seja benéfica para os que o
amam, contudo, deixará que os ímpios sigam livremente o seu curso, o que
terminará em perdição. E, ímpios são os que não respondem ao amor de Deus.
D- "Foi antes da festa da Páscoa. Jesus sabia que tinha
chegado a sua hora de deixar este mundo para ir para o Pai. E ele, que amou
sempre os seus que estavam no mundo, quis dar-lhes provas desse amor até ao
fim. (...) Levantou-se então da mesa, tirou a capa e pegou numa toalha que pôs
à cintura. Depois deitou água numa bacia e começou a lavar os pés aos
discípulos e a enxugá-los com a toalha. (...) Se eu, que sou Senhor e Mestre,
vos lavei os pés, também de agora em diante devem lavar os pés uns aos
outros." Jo 13. 1, 4, 5, 14 (SBP)
Mesmo o ato mais amoroso e aparentemente incondicional de
Cristo tinha um propósito: provocar conversão em seus discípulos, de modo que o
imitassem. Não era, portanto, uma demonstração da incondicionalidade de seu
amor, mas um ato pedagógico visando um fim específico. Deus ama primeiro, porém
não incondicionalmente, ele espera uma resposta.
E- "E diz também: Se o teu inimigo tem fome, dá-lhe de
comer e se tem sede dá-lhe de beber. Ao fazeres isso, farás com que a cara lhe
arda de vergonha." Rm 12.20 (SBP)
Mesmo o amor com que Deus manda que amemos não é
incondicional, espera uma resposta. Ainda que a gente não deva parar de amar
por motivo nenhum: "E não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo
ceifaremos, se não houvermos desfalecido." Gl 6.9 (RA) – a gente, também,
não pode perder a esperança de alcançar a resposta desejada.
F- "Ouve, Israel, o SENHOR, nosso Deus, é o único
SENHOR. Amarás, pois, o SENHOR, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua
alma e de toda a tua força." Dt 6.4,5
Deus espera ser amado, porque esta é a única maneira
adequada de relacionar-se com Deus na beleza de sua exclusividade, de sua
santidade: amá-lo acima de todas as coisas – o que significa sempre escolher a
Deus, não importa quão tentadora seja a possibilidade oferecida; quem ama a
Deus acima de todas as coisas só escolhe o que Deus escolheria, porque sempre
escolhe a Deus.
G- "Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda,
esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu também o
amarei e me manifestarei a ele. Quem não me ama não guarda as minhas palavras;
e a palavra que estais ouvindo não é minha, mas do Pai, que me enviou." Jo
14.21,24 (RA) "Aquele que diz: Eu o conheço e não guarda os seus
mandamentos é mentiroso, e nele não está a verdade. Aquele, entretanto, que
guarda a sua palavra, nele, verdadeiramente, tem sido aperfeiçoado o amor de
Deus. Nisto sabemos que estamos nele: aquele que diz que permanece nele, esse
deve também andar assim como ele andou." 1Jo 2.4-6 (RA)
Quem ama a Deus? Aquele que o obedece. O que acontece com
aquele que obedece a Deus? O amor de Deus é nele aperfeiçoado, isto é, nele o
amor que saiu de Deus consegue cumprir a missão para a qual saiu. Deus ama para
ser obedecido! Quem não obedece a Deus como resposta ao seu amor, não só não o
ama como nem o conhece de fato; logo, não pode nele permanecer, até porque nem
está nele.
H- "Nem todos aqueles que me dizem: ‘Senhor, Senhor!’
entrarão no reino dos céus, mas apenas os que fazem a vontade de meu Pai que
está nos céus." Mt 7.21 (RA)
Os que não obedecem a Deus não serão salvos, não porque a
salvação seja pelas obras, mas porque a graça de Deus, que em nós foi
derramada, nos torna filhos da obediência, prontos para as boas obras e para
andar de modo digno do chamado que recebemos; porque, pela graça, somos
fortalecidos com poder no homem interior, podendo, assim, ser imitadores de
Deus, como filhos amados, como nos ensina o apóstolo Paulo, na carta aos
efésios.
Então, quem peca não é salvo? Para os que caem em pecado há
uma palavra de obediência que, em sendo cumprida, demonstra que eles, ainda
amam ao Senhor, embora, por um momento, o tenham desonrado: "Mas se
confessarmos os nossos pecados, Deus que é fiel e justo perdoará os nossos
pecados e nos purificará de todo o mal." I Jo 1.9 (SBP). Há uma ordem
clara para todo o que, se dizendo filho de Deus, cai em pecado: arrepender-se.
A ordem é não pecar, contudo, disse João: "Filhinhos meus, estas coisas
vos escrevo para que não pequeis. Se, todavia, alguém pecar, temos Advogado
junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo." I Jo 2.1 (RA). É preciso,
entretanto, ter sempre em mente a palavra do apóstolo: "Todo aquele que
permanece nele não vive pecando; todo aquele que vive pecando não o viu, nem o
conheceu. Todo aquele que é nascido de Deus não vive na prática do pecado; pois
o que permanece nele é a divina semente; ora, esse não pode viver pecando,
porque é nascido de Deus." I Jo 3.4,8 (RA)
O amor de Deus não é incondicional, Deus ama para ser
obedecido.
Tudo, na Bíblia, parece dizer que Deus não deixa de amar
porque não houve resposta ao seu amor, entretanto, também não deixa de esperar
que essa resposta venha. E se ela não vier, apesar de todo o amor que dispensa
às suas criaturas, executará o juízo.
Por: @ariovaldoramos
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