Páginas

segunda-feira, 13 de junho de 2011

John Piper desafia tradição da Igreja Batista e faz pregação polêmica sobre batismo no espírito santo e dons espirituais

O estudo acerca dos dons espirituais sempre gerou polêmica no meio cristão, haja vista a própria Igreja Batista ter varias ramificações por divergências neste assunto.
Em uma pregação o pastor John Piper demonstrou sua visão acerca dos dons espirituais como dons de línguas e de cura. Para o pastor da Igreja Batista Betel de Minneapolis há razões para acreditarmos na contemporaneidade dos dons.

No estudo ele apresenta quatro delas: a primeira é sobre o termo “batismo com o Espírito Santo”, baseado em Atos 1:5 e 11:16. Sobre isso Piper escreveu que “se o Espírito te cobre como um batismo, não podemos imaginar o Espírito entrando de maneira sorrateira e quieta enquanto você dorme e fazendo morada de maneira imperceptível.”

Outro aspecto pregado por evangélicos pentecostais que Piper concorda é sobre o poder, a ousadia e a confiança. “Jesus diz em Atos 1.5 e 8 que o batismo com o Espírito significa: “mas recebereis a (virtude) poder… e ser-me-eis testemunhas”. Isso é uma experiência de ousadia, confiança e vitória sobre o pecado.”
“Não há motivo para pensar que até mesmo para Paulo o batismo com o Espírito Santo estava limitado ao momento inicial da conversão. E certamente no livro de Atos o batismo com o Espírito Santo é mais que um ato divino subconsciente de regeneração- é uma experiência consciente de poder (Atos 1.8).”

Outro ponto apresentado pelo pastor reformado é sobre ao testemunho descrito em Atos. “Na verdade a terceira razão que me faz pensar isso é que quando pegamos uma concordância e procuramos em todas as passagens em Atos onde o Espírito Santo trabalha nos cristãos, nunca é de forma subconsciente. Em Atos o Espírito Santo não é uma influência silenciosa, mas experimentação de poder. ”

Já o quarto e último ponto fala sobre a manifestação do Espírito como consequência da fé, e não de forma subconsciente. “Em Atos 11.15-17 Pedro relata como o Espírito Santo desceu sobre Cornélio assim como nos discípulos em Pentecostes. (…) Note que o dom do Espírito, ou batismo com o Espírito, é precedido pela fé.”

Concluindo esse estudo sobre o Batismo do Espírito, Piper fala sobre os dons de línguas. “Em si mesma a língua é relativamente sem importância. A verdadeira contribuição valiosa da renovação carismática é sua implacável ênfase na verdade que receber o dom do Espírito é uma experiência real marcante.”

Fonte: Gospelprime

2 comentários:

  1. que mentira… na verdade o pastor John estava reafirmando aquilo que os Batistas acreditam pois, ele estava combatendo algumas literaturas pentecostais, aqui está olik original da tradução:

    http://www.davarelohim.com.br/john-piper-fala-sobre-a-experiencia-do-batismo-com-o-espirito-e-a-evidencia-das-linguas/

    E aqui está o sermão original onde ele explica tudo direito como os batistas acreditam e esinam:

    http://www.desiringgod.org/resource-library/sermons/how-to-receive-the-gift-of-the-holy-spirit

    Agora aqueles que estão espalhando este post pela metade ai que não condiz com a verdade está indo contra os principios do evangelho espalhando mentiras… Arrependeivos…

    ResponderExcluir
  2. Ao irão "Goiania Gospel"; Amado, creio que o irmão não entendeu direito a intenção do meu post. Se o Irmão pesquisar verá que tenho postado muitos sermões de John Piper que muito me inspira em meu ministério.
    Peço desculpas se causei uma má impressão, não foi minha intenção. Reitero que concordo com o ponto de vista apresentado por ele a esse respeito, e simplesmente re-postei essa matéria para sentir qual a opinião dos leitores do OC.
    Agradeço o comentário e peço ao irmão que continue orando pelo crescimento do evangelho em nosso país; eu aqui de BH e vc ai em GO porém , unidos em Cristo!

    Em Cristo.

    ResponderExcluir

Antes de comentar, considere seu compromisso com a verdade e sua responsabilidade autoral.