Páginas

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Carta sobre: Evangelho, Evangelismo e missões


Muitas pessoas se perguntam: Porque evangelizar? Porque devemos fazer missões?  Essa dúvida é bastante recorrente desde os tempos antigos até hoje. Tentarei em poucas palavras responder a essas questões, segundo o conhecimento que o Senhor tem me dado.

Sabemos que a raça humana foi criada por Deus santa e sem pecado. Deus criou então o homem para ser seu amigo, alguém que possa interagir e amar. Porém, o homem deu lugar ao mau quando desobedeceu a Deus, buscando ser independente d’Ele ou semelhante. O resultado foi a expulsão de Adão e Eva do paraíso e da plena comunhão com Deus. A partir do pecado, o homem se tornou um ser caído em sua natureza, que agora é tendenciosa para o mau. Acompanhando o desenrolar das Escrituras, vemos quão maus os homens se tornaram e como deixaram de glorificar ao Deus verdadeiro e passaram a adorar outros deuses e a si mesmos.

Durante séculos a humanidade, separada de Deus, viveu dias de trevas em sua história. Deus, porém em sua infinita bondade, escolhe um povo, e dá a esse povo ordenanças para que obedeçam e o sirvam e então, finalmente fossem chamados de “O povo de Deus”.  Através de Moisés, Deus liberta o Seu povo do cativeiro egípcio e os conduz até a Terra prometida: Canaã. Durante esta jornada, Deus, instrui o povo em todas as áreas de suas vidas, os ensinando a lidar com as diversas situações e inclusive, decreta como deseja que seja feita a adoração e o culto a Ele. 

Israel então, se estabelece; cria um sistema religioso chamado Judaísmo, no início se adaptam e começam bem, mas no decorrer da história se perdem na interpretação e cumprimento da Lei Mosaica. Os Sacerdotes haviam se corrompido e Deus não mais tinha prazer nas celebrações assim como está escrito em Ageu, Zacarias e Malaquias.

Diante deste quadro, sabendo Deus que a humanidade não era capaz de cumprir toda a Lei, e que ninguém podia se salvar pelas obras, Ele mesmo decide providenciar mais uma vez a redenção para humanidade. Em João 3:16 diz que “Deus amou ao mundo de tal maneira que enviou Seu único Filho para que todo aquele que n’Ele crê não morra, mas tenha viva para sempre”. Jesus Cristo, o próprio Deus encarnado, veio nos libertar de nossos pecados, para que através de Seu sacrifício vicário, pudéssemos alcançar a redenção que finalmente nos regeneraria e nos justificaria perante o santo Deus.

 Mas esse mesmo Jesus que foi aclamado pelo povo como Rei pelo povo de Jerusalém, foi assassinado por eles através de homens cruéis e perversos: os romanos - (Atos 2:22).

Sim, Deus veio a nós e nós o assassinamos! Rejeitamos a luz, e nos compactuamos com as trevas. Mais uma vez a humanidade se mostra perversa e inimiga de Deus.

Jesus, porém, disse aos seus que pregassem o Seu evangelho, a boa notícia a todos, desde os seus assassinos até os povos mais distantes, até os confins da terra, para que todo aquele que n’Ele crer receba a vida eterna e o perdão para seus pecados.

Através do sacrifício de Cristo, somos aceitos de novo por Deus. Pela sua Cruz, obtemos a redenção, nos tronamos nova criatura. Nosso “velho homem” morre, e nasce cheio de esperança um novo humano que agora é a imagem de seu Mestre. O seguidor de Jesus deve imitá-lo, deve buscar em todas as suas ações se assemelhar a Ele.

Porque pregar? Paulo em sua carta a igreja de Cristo que está em Roma, diz:

“Porque do céu se manifesta a ira de Deus sobre toda a impiedade e injustiça dos homens, que detêm a verdade em injustiça. Porquanto o que de Deus se pode conhecer neles se manifesta, porque Deus lho manifestou. Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e claramente se vêem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis; Porquanto, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes em seus discursos se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu. Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos. E mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, e de aves, e de quadrúpedes, e de répteis. Por isso também Deus os entregou às concupiscências de seus corações, à imundícia, para desonrarem seus corpos entre si;
Pois mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente. Amém. Por isso Deus os abandonou às paixões infames. Porque até as suas mulheres mudaram o uso natural, no contrário à natureza”. 
Romanos 1:18-26

Como vimos no texto de do Dr. Paulo, Deus sempre sem manifestou a todos, porém, devido a nossa dureza de coração e maldade, não O glorificamos como Deus. Se não o reconhecemos como Deus, se não O adoramos, estamos separados d’Ele; se estamos separados de Deus estamos mortos! Se Deus é o Autor da vida, e nós rompemos com Ele, logo nos condenamos à morte!

Mas o que é mais extraordinário ainda, é que o Senhor Deus ainda nos quer pra Ele; e Ele mesmo nos chamou para Si: “E aos que predestinou a estes também chamou; e aos que chamou a estes também justificou; e aos que justificou a estes também glorificou.” Romanos 8:30

A igreja deve investir em missões e evangelismos para alcançar os chamados por Deus. Aquelas pessoas que o Espírito Santo já está trabalhando os corações, e fazendo lhes enxergar a si mesmos e seus pecados. Não sabemos quem são os escolhidos, por isso devemos pregar o evangelho de Cristo a todas as pessoas. Devemos fazer missão integral, o Evangelho todo para todo homem! A igreja em sua missão tem uma longa jornada; esperamos ao fim, lá com o Eterno; recebermos a nossa coroa de justiça (2 Timóteo 4:7-8).

Espero poder ter ajudado!

Em Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Antes de comentar, considere seu compromisso com a verdade e sua responsabilidade autoral.